TAG: JOVENS SAUDÁVEIS (5): ESTOU SOFRENDO BULLYING, O QUE EU FAÇO?
- https://www.jw.org/pt/publicacoes/livros/perguntas
- 27 de ago. de 2018
- 3 min de leitura
POR QUE É BOM PENSAR NISSO
O modo como você reage ao bullying pode melhorar, ou piorar, as coisas.
O QUE VOCÊ FARIA?
Imagine a seguinte cena: Leonardo não quer ir para a escola hoje. Nem amanhã. Nem nunca mais. Tudo por causa do bullying, que começou há uns três meses. No início, seus colegas de escola espalharam boatos sobre ele. Em pouco tempo, ele já tinha vários apelidos. Às vezes, alguém derruba os livros dele e finge que foi sem querer. Ou então tem um grupo atrás dele, alguém o empurra com força e, quando ele vira, não consegue saber quem o empurrou. Ontem, a situação ficou pior. Alguém ameaçou Leonardo pela internet . . .
O que você faria se fosse o Leonardo?
PARE E PENSE!
Você não está num beco sem saída. Dá para lidar com o bullying sem partir para a briga! Você tem várias opções.
NÃO REAJA. A Bíblia diz: “O tolo dá vazão a toda a sua ira, mas o sábio continua calmo e a mantém sob controle.” (Provérbios 29:11) Mesmo que você tenha vontade de explodir, tente ficar o mais calmo possível. Se fizer isso, pode ser que a pessoa desista de provocar você.
NÃO DÊ O TROCO. A Bíblia diz: “Não retribuam a ninguém mal com mal.” (Romanos 12:17) A vingança só piora as coisas.
EVITE O PERIGO. A Bíblia diz: “Quem é prudente vê o perigo e se esconde.” (Provérbios 22:3) Faça tudo o que puder para ficar longe de pessoas que podem causar problemas. Evite também situações que podem levar ao bullying.
DIGA ALGO QUE O AGRESSOR NÃO ESTÁ ESPERANDO. A Bíblia diz: “Uma resposta branda acalma o furor.” (Provérbios 15:1) Você pode tentar levar na brincadeira. Por exemplo, se alguém chamar você de gordo, é só sorrir e dizer: “É, acho que preciso mesmo perder uns quilinhos.”
NÃO DIGA NADA E VÁ EMBORA. Nora, que tem 19 anos, diz: “O silêncio mostra que você é sábio e que é mais forte do que o agressor. É uma prova de que, diferente dele, você sabe se controlar.” — 2 Timóteo 2:24.
AUMENTE SUA AUTOCONFIANÇA. Muitas vezes, quem pratica bullying percebe quando alguém tem pouca confiança em si mesmo e é do tipo que não vai revidar. Mas eles costumam desistir quando percebem que aquilo não vai afetar você.
CONTE O QUE ESTÁ ACONTECENDO. Uma ex-professora diz: “Eu incentivo quem estiver sofrendo bullying a contar para alguém. É a coisa certa a fazer e pode evitar que outros também passem por isso.”
A autoconfiança pode deixar você mais forte do que o agressor
VOCÊ SABIA?
O bullying não envolve apenas agressões físicas. Pode incluir também:
Agressões verbais. “Nunca vou me esquecer das coisas que me diziam e de como me xingavam. Eu me sentia um lixo, achava que ninguém gostava de mim. Acho que eu preferia ter levado uma surra.” — Celine, 20 anos.
Rejeição. “Minhas colegas começaram a me evitar. No intervalo, elas fingiam que não tinha mais lugar na mesa para que eu não sentasse com elas. O ano inteiro, eu comi sozinha e chorei.” — Haley, 18 anos.
Bullying virtual. “É só digitar umas palavras, e você pode acabar com a reputação, ou até com a vida, de alguém. Pode parecer exagero, mas isso acontece mesmo!” — Daniel, 14 anos.
TESTE: O QUE VOCÊ SABE SOBRE BULLYING?
VERDADEIRO OU FALSO
RESPOSTAS
1 O bullying já existe há milhares de anos.
1 Verdadeiro. A Bíblia fala de agressores conhecidos como nefilins. Esse nome significa “Aqueles que fazem outros cair”. — Gênesis 6:4.
2 O bullying é só uma brincadeira. Não é tão sério assim.
2 Falso. Muitos jovens se suicidam por causa do bullying.
3 A melhor maneira de se defender do bullying é partir para a briga.
3 Falso. Muitas vezes, o agressor é mais forte do que a vítima. Então, não adianta revidar.
4 Se você vir alguém sofrendo bullying, é melhor fingir que não viu nada.
4 Falso. Não tem como ver uma situação assim e fingir que nada aconteceu. Se você vir alguém fazendo isso e não contar para ninguém, vai contribuir para o problema, não para a solução.
5 Apesar da atitude arrogante, os agressores geralmente são inseguros.
5 Verdadeiro. Alguns agressores se acham o máximo. Mas no fundo eles são inseguros e humilham outros para se sentir superiores.
6 Os agressores podem mudar de atitude.
6 Verdadeiro. Se receberem ajuda, os agressores podem mudar seu modo de pensar e de agir.
É HORA DE AGIR!
Se eu sofrer bullying, vou dizer ou fazer o seguinte:
LINK DO CONTEÚDO NA ÍNTEGRA: https://www.jw.org/pt/publicacoes/livros/perguntas-dos-jovens/bullying-na-escola/
Comments