top of page
  • Foto do escritorJuliana Melo

O que é consciência fonológica?


Pois bem! Para começar é importante ressaltar que a consciência fonológica nada mais é do que a capacidade que a criança possui de dividir, de maneira consciente, as palavras em unidades menores como as sílabas e também os fonemas.

A consciência fonológica é então a habilidade que permite a tomada de consciência em relação as características formais da linguagem e ela pode ser entendida em dois diferentes níveis.

O primeiro nível é referente à língua falada e à consciência de que essa pode ser segmentada em diversas unidades, como frases que se dividem em palavras, palavras que podem se dividir em sílabas e sílabas que se dividem então em fonemas.

Isso permite à criança compreender também o caminho inverso, ou seja, que os fonemas formam sílabas, que formam palavras, que formam frases que, por sua vez, representam ideias.

Visto então a capacidade de reflexão clara sobre as estruturas sonoras de uma palavra, a consciência fonológica é referente a segmentos no nível de palavras bem como de rimas, aliterações e sílabas.

A consciência fonológica então é uma habilidade que se desenvolve de forma gradual à medida com que a criança vai passando por experiências e processos.

O segundo nível sobre o que falamos acima então é o que compreende a linguagem escrita, ou seja, ler e escrever. No que diz respeito à esse aspecto, muitos estudos, tanto da psicologia cognitiva quanto da neuropsicologia, tem contribuído amplamente durante as últimas décadas, para que haja um maior entendimento do processo que envolve a aquisição da leitura e escrita.

Embora ainda hajam alguns pontos a serem revelados o que se sabe é que logo que começa a conhecer o alfabeto, a correspondência entre suas letras e os sons, a criança automaticamente realiza associações e aprendem as regras das tais correspondências fonológicas. Já para ler o que acontece é que utilizam a estratégia de decifrar o alfabeto.

Dessa forma, ao mesmo tempo em que utiliza as suas habilidades de memória verbal, ela também adquire a capacidade de entender certas regras gramaticais e utilizar a linguagem adequadamente.

Assim sendo e sabendo de tudo isso é que constatamos que a consciência fonológica se destaca por facilitar a aprendizagem também do aspecto escrito da linguagem.


7 visualizações0 comentário
bottom of page