top of page
  • Foto do escritorJuliana Melo

Alfabetização e consciência fonológica - TEA


Caros amigos,

Quando pensamos em Transtorno do Espetro Autista nos vemos diante de desafios. O maior deles é: irei conseguir alfabetizar um autista? Essa pergunta passa pela cabeça de todos os profissionais da área da educação, fonoaudiologia e psicologia. O primeiro passo para que esse desafio seja cumprido é trabalhar com uma fundamentação científica e realizar a aplicabilidade prática.

Este ano tive a experiência de trabalhar acompanhando uma criança autista de 3 anos de idade. Quando o trabalho deixa de ser uni e passa a ser multidisciplinar as coisas vão se encaixando.

As pedagogas, a psicopedagoga e a psicóloga infantil em parceria comigo, criamos estratégias para que o aluno fosse avaliado como parâmetro de si mesmo a partir de atividades diferenciadas que envolvessem noção de tempo-espaço, respeito as regras, memorização, exercícios de atenção, relaxamento, massagem e atenção. Foi um ano árduo, trabalhoso (pouco diferente dos outros anos) mas estávamos focadas em um objetivo: desenvolver o nosso pequeno para prepará-lo para a sua próxima etapa - consciência fonológica.

O trabalho foi bastante gratificante pois conseguimos avanços espetaculares. Porém, o trabalho não acaba por ai... no próximo ano começam novos desafios e a parceria da família foi fundamental para que o trabalho obtivesse êxito.

Por isso, nossa próxima etapa será nos debruçarmos na fundamentação literária frente a alfabetização a partir da consciência fonológica.

Vale lembrar que o processo de aprendizagem é, certamente, uma etapa do desenvolvimento infantil que contempla diversos aspectos. Tanto no que diz respeito ao desenvolvimento emocional como o que diz respeito a habilidades cognitivas o desenvolvimento infantil é uma etapa de constantes descobrimentos e desafios.

A aquisição da linguagem, por sua vez, também é uma etapa complexa e para que o aprendizado desse aspecto aconteça de maneira plena é preciso que diversas capacidades sejam previamente desenvolvidas, como é o caso da consciência fonológica.

Isso porque a consciência fonológica é considerada uma habilidade metalinguística que representa diretamente a tomada de consciência de todas as características que formam uma linguagem.

Então, se você deseja saber um pouco mais sobre a consciência fonológica e a sua importância para a aprendizagem e desenvolvimento infantil, continue me acompanhando.


8 visualizações0 comentário
bottom of page