top of page
  • Foto do escritorJuliana Melo

A mente humana: abordagem neuropsicológica


Benito Damasceno baseou-se na Psicologia, Neuropsicologia, Neurociência Cognitiva e Psicolinguística Discursiva. A partir de então relata a atividade complexa das interconexões cerebrais, visando sua estrutura sistêmica, representação e mediação da mente e a origem sócio-interacional.

A estrutura sistêmica relaciona-se a representação de todo o ato mental, que se constitui, segundo o autor, como um conj

unto dinâmico e interconexo de componentes psicológicos e de regiões cerebrais.

No que concerne a representação e mediação humana, o autor destaca a compreensão deste a partir dos sinais e signos que os representam. Esses sinais e signos, durante o desenvolvimento psíquico, tornam-se cada vez mais generalizados e abstratos, e assim, segundo Rubistein (1972), o indivíduo destaca-se cada vez mais da realidade, ao mesmo tempo em que se une a ela cada vez com mais força.

Além disso Marx (1973) traz o conceito de não-consciência, ou seja, que não existe a consciência mais sim o ser consciente e o ser dos homens é o seu processo da vida real e que esse ser consciente se apresenta simultaneamente como objetal, mental e cerebral-organísmica.

Em seguida trata da origem sócio-interacional onde a criança neonata começa com o exercício reptido dos reflexos inatos e condicionados, os quais, na interação com o meio, se complexificam dando origem aos hábitos e esquemas primários, isolados. Para Piaget (1966) é uma transição de uma fase a outra que desempenha papel relevante a representação em atos.

Ou seja, esse processo de aquisição de habilidades práticas e funções psicológicas, o indivíduo aprende através da imitação das ações e se apropria da linguagem a partir das instruções verbais dirigidas a ele durante brincadeiras e tarefas.

Vygotsky (1978) destaca a importância desse processo entre os 3 a 7 anos, onde inicialmente a verbalização consiste na descrição e análise da situação, adquirindo aos poucos o caráter de “planejamento”, expressando possíveis caminhos para a resolução de problemas.

Todas essas definições e constatações para expressar a importância do processamento cerebral em cada fase da vida, já que é a partir do trabalho desse órgão incrível que os seres humanos evoluem frente ao seu desenvolvimento comportamental.


10 visualizações0 comentário
bottom of page